Imagens da natureza influenciam na crença no sobrenatural, conclui estudo



O natural pode ser a porta de entrada para o sobrenatural. É o que sugere um estudo conduzido recentemente por pesquisadores americanos e publicado na revista Psychlogical Science. Segundo os autores, o bem-estar provocado por paisagens grandiosas e extremamente belas – seja observadas in loco durante uma viagem, seja por meio de um cartão-postal recebido de um amigo – costuma ser acompanhado de uma sensação de deslumbramento que favorece a crença em algo misterioso, que supera a capacidade de compreensão racional do mundo.

Para investigar a relação entre o impacto de cenários como o Grand Canyon, a aurora boreal ou o pôr do sol em Brasília sobre a religiosidade, os pesquisadores selecionaram voluntários e mostraram para a metade deles cenas extraídas da série de documentários Planet Earth, da BBC, famoso por conter imagens majestosas de vários cantos do planeta. Para a outra parte, foi exibido apenas um noticiário da tevê. Depois de assistirem aos vídeos, os participantes responderam perguntas relacionadas ao sobrenatural e à religião, dizendo, por exemplo, se as imagens tinham provocado um sentimento de temor ou se eles acreditavam em Deus e em entidades não materiais.

Ao comparar as respostas, os cientistas notaram que as pessoas que tinham visto as imagens da natureza se mostraram mais religiosas e crentes em Deus, enquanto o outro grupo tinha uma postura mais cética em relação à espiritualidade. “A ironia disso é que, ao contemplarmos coisas que sabemos serem resultado de fenômenos naturais, tais como a extensão de cair o queixo do Grand Canyon, isso nos leva a explicá-las como um produto de causas sobrenaturais”, afirma o psicólogo Piercarlo Valdesolo, um dos autores do estudo.

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *