Mandela foi o último grande libertador do século XX, diz Obama

Em seu discurso durante o funeral oficial, Obama comparou Mandela a grandes líderes como Gandhi, Martin Luther King e Abraham Lincoln


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez um longo discurso, com frequência interrompido por aplausos, durante a cerimônia religiosa oficial de despedida Nelson Mandela em um estádio em Johanesburgo, nesta terça-feira. Obama, que se encontrou com Mandela uma única vez, em 2005, lembrou a trajetória do falecido líder sul-africano e saudou a sua importância para o mundo. 
“É uma honra singular estar aqui hoje para celebrar uma vida como nenhuma outra”, disse Obama, que foi ovacionado ao ser chamado para discursar no FNB Stadium. “África do Sul, pessoas de todas as raças, o mundo agradece a vocês por compartilhar Nelson Mandela. A luta dele foi a nossa luta. O seu triunfo foi o nosso triunfo”. 
Obama, que assim como Mandela foi o primeiro presidente negro de seu país, lembrou Mandela como um ícone moral e que suas ações e ideias foram exemplos para o mundo todo. “Mandela disciplinou sua raiva e a canalizou em ações. Ele aceitou as consequências de suas ações”, disse Obama. “Mandela entendeu que as ideias não podem ser contidas por muros de prisões. Lembrando a história de Mandela e da África do Sul, Obama afirmou que “Madiba emergiu como o último grande libertador do século XX”. Ele também comparou Mandela a grandes líderes mundiais e americanos como o Gandhi, Martin Luther King e Abraham Lincoln. “Ele liderou um movimento de resistência, como Gandhi, que não tinha grandes perspectivas no início”, diz Obama
‘Ele também saudou o papel de Mandela na reconciliação entre brancos e negros sul-africanos após o fim do apartheid e ao assumir a presidência do país, em 1994. “Há uma palavra na África do Sul – Ubuntu – que descreve seu grande presente: seu reconhecimento de que todos nós estamos ligados de um jeito que é invísivel aos olhos”, disse Obama, recebendo prontamente uma grande ovação do público. 

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *