Dicas para blogueiros iniciantes


Aparência do blog: O mundo da internet é feito de aparência, imagens, quando abrimos uma página a primeira coisa que os olhos veem é a aparência geral do blog, ou seja a tela toda do pc. Se nesse primeiro contato o visitante se deparar com uma imagem muito grande, ou sem nenhuma imagem, ou cores muito fortes, contraste de preto com vermelho, isso certamente fará com que esse visitante não espere nem carregar a página completa e saia. Então cuidado, escolha um tema bem bonito, que tenha a ver com o assunto abordado no blog, que não canse a vista do leitor e que passe curiosidade sobre o que está escrito.
Peso do blog:O google detesta peso: Cuidado com blogs muito pesados, lembre se de que nem todo mundo tem uma banda ”mega, ultra, super larga”como a sua, (ainda tem gente que tem uma banda normal, exemplo eu e muiiitos outros). Sendo assim você deve testar em outros pcs para ver se a página abre rápido, se demorar muito para abrir você estará perdendo todos os visitantes que possuem pouca banda de internet.
Fotos : Quando postar fotos tome o cuidado de salva-las no formato “jpg” isso fará com que elas fiquem bem leves e abram rapidamente.
Outro detalhe em relação as fotos:
Nunca copie e cole fotos para seu blog, fazendo assim você apenas cola o endereço da foto e se essa foto for retirada da internet sua foto some de seu blog. O correto é você salvar as fotos no seu pc no formato “jpg” somente dai é que você vai em “inserir imagens “, assim essa foto fica guardada no arquivo de midia de seu blog sem correr o risco de se perder.
*Preste a atenção no nome que essa foto foi salva, um nome relativo com a foto será muito mais facilmente achado pelos motores de busca do google do que aquelas fotos salvas com um número.Coloque pelo menos uma foto por postagem e salve com um nome igual ao nome do post, isso ajuda a aparecer para o google imagens.
Conteúdo do blog: A mais importante dica para você  blogueiro iniciante, o conteúdo!!! Sempre dê uma atenção especial na hora de postar, faça postagens nem muito curtas, nem muito longas, com uma linguagem clara, objetiva e de fácil entendimento. Blog de notícias e acontecimentos reais devem sempre ter a certeza do que está escrevendo, tenha sempre uma fonte confiável para não dar uma notícia errada.
Lembre se de que você é responsável, até mesmo criminalmente, por aquilo que escreve. Ofenda um amigo ou até mesmo um ator ou cantor conhecido e corra o risco de ser processado!!!
É sempre bom colocar uma foto  ilustrando o texto, isso chama a atenção do leitor. Sempre faça uma revisão para ver se não tem erros de ortografia.
Em um blog cujo o tema é sua vida ou algo muito pessoal , você até pode brincar com as palavras, mas cuidado quando o assunto é sério.
Nunca copie nada de outros blogs, o google pune pesado quem copia, crie seu conteúdo, mas não é crime copiar desde que não seja o conteúdo completo e colocando o devido crédito (link) do criador.
Quando mencionar algum outro blog crie um link para ele. Enfim, faça postagens interessantes, um bom conteúdo irá fazer com que os visitantes voltem mais vezes.
Indexe seu blog diretamente no Google.
Use a ferramenta de busca mais poderosa de todos os tempos a seu favor.
O Google pode distribuir seu conteúdo na Pesquisa na web, mas para isso é preciso que você cadastre sua URL (endereço do seu blog) no próprio site do Google.
Para isso acesse esse link:
https://www.google.com/webmasters/tools/submit-url?continue=/addurl&pli=1
Digite sua url na caixa de texto
( url é o endereço do seu site, ex: http://nome do seu site.com/)
e clique em enviar.
Cadastre seu blog em indexadores e sites especializados em blogs.
Existem milhares de serviços que indexam seu conteúdo e prometem ajudar a divulgar suas postagens, além de oferecer conteúdo, notícias e troca de experiencias entre usuários.
Vamos indicar aqui somente os que realmente podem oferecer um serviço de qualidade e melhor, gratuito.
Twitter: Também é uma ferramente de divulgação muito boa. Crie uma conta no twitter com o nome do blog, coloque o link do blog, faça comentários diários e deixe o link do blog , (isso deu ótimos resultados para mim) Existem alguns plugin que fazem uma ligação direta entre o blog e o twitter.
Dihitt.Crie uma conta no Dihitt. É um ótimo lugar para divulgar suas postagens, fazer amigos e trazer visitantes ao seu blog.
Facebook.O Facebook é a rede social que mais cresce na atualidade no Brasil. É também uma ótima forma de divulgar suas postagens e notícias .Crie uma conta, configure seu perfil e comece a adicionar pessoas, quanto mais melhor, são mais pessoas para verem os links.Crie uma fan page de seu blog.
Nunca esqueça de colocar seu link em cada postagem do facebook, quanto mais melhor.
Google + : É a mais importante rede social quando se diz respeito a SEO (você verá o que é “SEO” mais pra frente) para blog, crie uma conta com o nome de seu blog e coloque o botão de votar, assim cada voto em seu blog irá chamar a atenção dos motores de busca do google.
Importante: Sempre que divulgar em um agregador, tome o cuidado para não copiar parte do texto de seu blog, apenas o link deve ser igual, se copiar parte do texto pode gerar conteúdo duplicado e isso não é bom.
Propaganda boca a boca, funciona assim: Crie um banner de seu blog (pesquise como fazer o banner na net, o google ensina tudo).Visite outros blogs comente e faça um pedido de parceria com ele, ele coloca o seu banner no blog dele e você coloca o dele no seu. Isso fará com que todos os visitantes dele vejam seu banner e visitem seu blog .
Crie uma conta no Google analytics para analisar todos os dados de visitas em seu blog nesse que é sem dúvida para mim o melhor gerenciador de tráfego que conheço e o melhor, é grátis.
Também existem muitos outros contadores de visitas na net é só procurar.
Pesquise mais sobre “SEO para blog”
O que é SEO ?
As siglas S.E.O são abreviaturas de Search Engine Optimization, que em português nada mais é do que ” Otimização de Sites”
E serve para blogs também?
Sim, todas as regras referentes a sites servem também para blogs.
Existem muitas outras coisas a serem feitas para aumentar as visitas de seu blog, porém vai exigir muito mais empenho e estudo pois existem macetes muito úteis que só podem ser feitos por profissionais(estude e se torne um profissional em seo para blog)
Enfim, use a criatividade, pesquise, “mas pesquise muito”, veja as dicas de outros sites de pessoas mais capacitadas do que eu, certamente eles terão centenas de dicas de outras formas de divulgar se  blog, use tudo que a internet tem a oferecer.
Feito tudo isso, passados meses ou até anos, seu blog já tem um número razoável de visitas, agora você não precisa fazer mais nada certo?
ERRADO!!!
Agora é hora de tornar seu blog profissional.
Como faço isso?
Você terá que ter um “domínio”e ” hospedar” seu blog , mas isso já é um pouco mais complicado e assunto para um outro dia.
Considerações finais.
Não existe uma regra padrão para divulgar seu blog, as mesmas dicas que deram certo para mim podem não dar para você. O ideal é testar todas as formas  possíveis e ver qual dá mais certo.
Com essas dicas para blogueiros iniciantes você já terá pelo menos uma grande vantagem sobre  a maioria dos blogueiros que não se preocupam com nada e certamente passará na frente deles nos resultados de busca, melhorando muito a quantidade de visitas em seu blog.
Quem disse que um blog cresce rápido mentiu descaradamente!! Um blog pode demorar meses, na grande maioria até anos para começar a ter um numero razoável de visitas, vai depender muito do empenho do blogueiro do assunto abordado, da sorte, etc.Mas assim como é tudo na vida, um blogueiro deve amar aquilo que faz, dessa forma o sucesso é inevitável mesmo que tardio.

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *