Moradores protestam próximo à Barragem de Serro Azul, em Palmares

Construção de um desvio seria outra reivindicação. (Foto: Helder Quaresma/ TV Asa Branca)Construção de um desvio seria outra reivindicação.
(Foto: Helder Quaresma/ TV Asa Branca)
Moradores do distrito Serro Azul em Palmares, na Mata Sul pernambucana, realizam um protesto nesta sexta-feira (7). Eles interditam a PE-103 e ateiam fogo a pneus em frente ao canteiro de obras da Barragem de Serro Azul.
De acordo com o técnico de enfermagem Elson Silva, um dos manifestantes, o motivo do protesto seria o não pagamento das indenizações referentes às obras da Barragem de Serro Azul. “Quase 300 famílias não receberam as indenizações. Outras sequer tiveram as casas vistoriadas”, diz.
Outra reivindicação seria a construção de um desvio para facilitar o acesso dos moradores à sede do município. “Com as obras da barragem a PE-103 foi interditada. Com isso, as comunidades do distrito ficaram isoladas”, afirma Elson Silva.
Ainda segundo o técnico de enfermagem, as famílias que moravam nas áreas em que a barragem está sendo construída teriam que deixar as casas e receberiam indenização. A Polícia Militar está no local para tentar controlar a manifestação.

Por telefone, o G1 solicitou uma nota à secretaria de Infraestrutura estadual, responsável pela negociação com os moradores.

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, noventa e cinco por cento das desapropriações da área próxima à Barragem de Serro Azul foram pagas. As demais estão em fase de identificação para que os pagamentos sejam efetuados. Com relação ao reassentamento, a assessoria informou que o Instituto de Terras de Pernambuco (ITERPE) e o Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) mantém equipes no local em permanente diálogo com as pessoas que serão reassentadas.
Ainda segundo a assessoria, sobre a obra de restauração da PE-103, a Ordem de Serviço será assinada até o fim da próxima semana.  Os serviços terão investimento de R$ 19,9 milhões e estão previsto para começar até o final de março.
Barragem de Serro Azul
A barragem é destinada a evitar enchentes como as que aconteceram em 2010 e 2011 na região. No total, foram destinados mais de R$ 500 milhões para a construção de cinco barragens. Os recursos são oriundos dos governos Federal e Estadual.

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *