10 Dicas para se tornar uma pessoa mais otimista

Já reparou que algumas pessoas sempre enxergam o lado bom das situações enquanto outras reclamam de tudo, remoem o rancor e imaginam que o mal sempre está para acontecer? As primeiras seguem aquele ditado: “Se você tem um limão, faça uma limonada!”. O resultado desses dois comportamentos se reflete no dia a dia: o otimista sempre tem motivo para ser feliz, enquanto o pessimista vive no maior baixo-astral.

Quer aprender a ser positivo e encarar a vida numa boa? Confira as dicas do psicólogo Ildo Rosa da Fonseca:

10 dicas de como cultivar o otimismo1 – Mude a sua forma de pensar e encare os aborrecimentos como obstáculos que surgem para levá-lo ao amadurecimento. “Lembre-se de que todo mundo tem problemas. A diferença é a maneira como lidamos com eles! Enfrente os desafios com coragem e determinação. Acredite que poderá vencê-los”, orienta Ildo.

2 – Seja menos autocrítico, aceite as derrotas e lembre-se de que ninguém é perfeito. Aprenda a admirar seus pontos fortes  e a relevar seus defeitos. Invista na sua autoestima!

3 – Dê um tempo para você. Reserve um momento longe de compromissos, horários ou obrigações e faça algo prazeroso. Aproveite essa liberdade curtindo exclusivamente o que gosta, pois isso é essencial para renovar as energias e enfrentar os desafios com positividade.

4 – Quando possível, encontre seus amigos, saia para bater papo, dar risadas, trocar ideias. “Fortalecer os laços interpessoais ajuda a encarar os desafios de forma mais leve e otimista”, explica Ildo. Além disso, amigos previnem doenças! Não acredita? Então, veja em: “Amigos fazem bem à saúde”.

5 – Cuide-se mais. Quando estamos felizes com a nossa aparência, enxergamos as situações da vida de uma outra perspectiva e ficamos mais receptivos e abertos ao mundo. Para isso, vale mudar o penteado, colocar uma roupa nova, experimentar um perfume diferente…

6 – Evite os pensamentos pessimistas. Deixe de lado o costume de encarar as situações com frases como: “eu não consigo”, “isso é difícil demais” ou “nunca vai dar certo comigo”. Esse tipo de raciocínio programa a sua mente para expectativas e resultados negativos. Por isso, procure tornar-se mais seguro, investindo na sua autoconfiança. Para ajudar você, separamos o texto “Autoconfiança: o segredo das pessoas realizadas”.

7 – Atenção às palavras! Reclame menos. Se as coisas estão difíceis ou não são do jeito que você gostaria, não adianta ficar se lamentando. Procure observar algo de positivo na sua vida. Nada de desculpas: sempre há momentos bons para celebrar! Aproveite para ler também o texto: “Faça as pazes com sua criança interior” e saiba como encarar os fatos com leveza e espontaneidade.

8 – Procure conhecer a verdadeira dimensão dos problemas. Na maioria das vezes, tendemos a potencializar as situações, estressando-nos de maneira exagerada.


9 – Pratique  esportes. Exercícios físicos estimulam a liberação de endorfina, um tipo de neurotransmissor associado ao bem-estar. Quem movimenta o corpo tem mais saúde e enfrenta os obstáculos com energia.

10 – Desenvolva a capacidade de rir de si próprio. Levar-se menos a sério é uma ótima saída para viver de maneira mais descontraída.

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *