UFPE entra em regime de racionalização de energia elétrica

Por meio de Portaria Normativa (nº 17, de 29 de dezembro de 2015), o reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, estabeleceu uma série de medidas de racionalização do gasto público referente ao consumo de energia elétrica na Universidade. A Portaria da UFPE tem como embasamento o Decreto nº 8.540, de 9 de outubro de 2015, que estabelece como meta, no âmbito da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional, a redução de 20% sobre o valor total dos contratos e instrumentos congêneres.

Entre outras decisões, a Portaria da UFPE determina que, sempre que a iluminação natural for suficiente para o desenvolvimento das atividades, as lâmpadas das salas de aulas ou das unidades administrativas deverão ser mantidas desligadas. Ainda segundo o documento, os aparelhos de refrigeração nas salas de aula e de trabalho serão desligados no horário das 17h30 até as 20h30 e sempre que não houver atividade nas salas, devem ser desligados lâmpadas, computadores, estabilizadores e aparelhos de refrigeração.

As outras medidas previstas na Portaria determinam que os monitores dos computadores devem estar configurados no modo desligamento automático e que, ao final das atividades de ensino, pesquisa, extensão e/ou administrativa, esses equipamentos deverão ser desligados, assim como todos os equipamentos elétricos e lâmpadas localizados nos respectivos espaços físicos. Também cabe aos gestores prediais das unidades administrativas, segundo a Portaria, orientar e observar o cumprimento do estabelecido.

Os casos especiais que, segundo a determinação, correspondem às atividades específicas que não se adequem ao cumprimento desta Portaria Normativa, deverão ser submetidos à apreciação da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças, com as devidas justificativas, para análise e decisão sobre a flexibilização e/ou procedimento a ser adotado. A Portaria Normativa terá vigência de quatro meses. A imagem que ilustra esta matéria é uma das peças da campanha de sensibilização para uso consciente de energia, água, papel e copo descartável, desenvolvida pela Diretoria de Gestão Ambiental da UFPE.














Com informações da assessoria.



































Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *