UFPE sedia XVII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas este mês


Reitores de universidades brasileiras, espanholas e portuguesas vêm à UFPE entre 20 e 22 deste mês para participar do XVII Encontro de Reitores do Grupo Tordesillas, rede acadêmica de Universidades do Brasil, Portugal e Espanha para a promoção da cooperação no domínio da Ciência e Tecnologia. “Esta será uma oportunidade de fortalecer e reafirmar o papel do Grupo Tordesillas, cujo foco é o avanço da pesquisa e da formação qualificada por meio dos programas de pós-graduação, assim como de estreitar os laços de solidariedade entre as Universidades membros”, afirma o reitor Anísio Brasileiro.
Com o tema “Impactos sociais da pós-graduação e da pesquisa nas universidades em conjunturas de crise-transição”, o evento se estrutura em torno das seguintes perguntas: “Que políticas educacionais são necessárias para impulsionar projetos nacionais, regionais e locais, em contextos de crise-transição das economias do Brasil, Portugal e Espanha? Qual tem sido o impacto social da pós-graduação e da pesquisa na melhoria da qualidade da vida das pessoas? Que instrumentos de avaliação existem para mediar esses impactos? Qual tem sido a contribuição dos colégios doutorais em vigência para responder a essas questões concretas?”
O evento será na Representação Regional do Nordeste do Ministério da Ciência e Tecnologia. No dia 20, às 20h, será realizada a recepção dos participantes. No dia 21, acontece a sessão de abertura, às 9h, com a presença dos reitores Anísio Brasileiro (UFPE), Manuel Assunção (Universidade de Aveiro) e Daniel Miguel San José (Universidade de Valladolid) e de representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Banco Santander. Às 10h30, acontece a conferência “Projetos de Universidade em projetos de país: autonomia, financiamento, modelos organizacionais”, com Tânia Bacelar, António Costa Pinto e Jordi Olivella.
Às 14h30, a primeira mesa-redonda aborda “Impactos socioeconômicos da pesquisa e da pós-graduação”. No dia 22, às 9h, acontece a segunda mesa-redonda, sobre “Impactos socioeconômicos da pós-graduação e da pesquisa, com foco em três temas de interesse estratégico para as relações Universidade e Sociedade: Tecnologias / Saúde / Humanidades”. Às 11h, tem início a última atividade: a Assembleia Geral do Grupo Tordesillas, sobre temas como admissão de novos membros, eleição da nova presidência e outros assuntos. O encerramento do evento será às 14h.
GRUPO – O Grupo Tordesillas foi criado em junho de 2000, durante a 1ª Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal. Atualmente, inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiras, 18 espanholas e oito portuguesas. “O encontro também ocorrerá no âmbito das celebrações do 70º aniversário da UFPE, cujo tema ‘Tempos Transversos’ constitui uma oportunidade de reafirmar nossa tradição, ao mesmo tempo em que nos obriga a olhar permanentemente para o futuro”, ressalta o reitor da UFPE, que atualmente faz parte da comissão coordenadora do grupo.




Com informações da assessoria.



























Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *