ABLOGPE e BLOGATIVO firmam parceria App Guia do FIG 2017

A AblogPE e o Blogativo firmaram recentemente parceria com para a sexta edição do aplicativo Guia do FIG 2017 que já está disponível gratuitamente para download para os sistemas Android e iOS, o App com interface simples e organizada com botões de fácil acesso através deste link: http://www.guiadofig.com/  ou ainda disponível no App Store ou na Google Play.

O Festival de Inverno de Garanhuns é o evento tombado como Patrimônio Imaterial de Pernambuco desde sua 24ª edição, considerado um evento multicultural consolidado nacionalmente com destaque para a sua programação que abrange espetáculos e apresentações nos vários polos, especialmente no Parque Euclides Dourado, no Parque Ruber Van Der Lin Den (Pau Pombo), no Largo do Colunata, na Praça Mestre Dominguinhos. Democrático que mistura diversos estilos musicais como MPB, Blues, Jazz, Forró, Música Instrumental dentre outros estilos. Contemplando ainda programação de teatro, cinema, circo, gastronomia, folguedos populares, oficinas, exposições de arte e outras manifestações culturais.

O turismo por ser uma atividade econômica, cultural e social, que proporciona uma melhoria na qualidade de vida, através de empregos e de rendas geradas numa determinada localidade, além da educação, do intercâmbio cultural, etc., pode ser definido em vários conceitos, aspectos e âmbito gerais. O  turismo é uma atividade que vem crescendo e hoje é uma das áreas que mais geram rendimentos e empregos diretos e indiretos, beneficiando na maioria das vezes, a população local, a economia da cidade, entre outros setores.

Os efeitos gerados no trade turístico, que foram estudados por vários pesquisadores, examinando os níveis de impacto, foram relacionados o nível de desenvolvimento local, proventos da população, distribuição de riqueza, índices de subemprego e desemprego, dentre outros que ficou constatado que o turismo foi considerado uma das formas de desenvolvimento de determinada região. Devido a esse fato, muitos governantes começaram a estimulá-lo como se fosse uma “tábua da salvação”, uma vez que em seu efeito multiplicador impacta, segundo o IBGE, em 52 segmentos da economia produtiva.

No Brasil, por exemplo, o turismo é um elemento determinante na economia, porém seu crescimento é dado de forma desordenada. Os empregos gerados pelo turismo podem ser diretamente ligados com o turismo, resultante do desenvolvimento do turismo; ou diretamente ligados com o funcionamento da indústria turística.

Dentre as funcionalidades do App Guia do FIG estão informações sobre a Programação dividida por polo de animação, uma área na qual os usuários podem ver todas as atualizações do FIG publicadas nas Redes Sociais, guia comercial com lojas e serviços em Garanhuns e uma área exclusiva, a “Nossa Escolha”, com destaque para as melhores lojas e serviços e os melhores bares, restaurantes e lanchonetes selecionados pelo App. E Segundo os organizadores do aplicativo, trata-se de um guia completo para quem vai participar do FIG 2017 contendo uma lista com as melhores dicas sobre hotéis e pousadas em Garanhuns, disponível na opção “Onde Ficar”, enquanto a “Onde Ir” apresenta uma seleção com pontos turísticos e locais de entretenimento para o público já ir se esquentando.

Além das parcerias com a ABLOGPE e com o BLOGATIVO, também foram firmadas parcerias com alguns blogs, dos quais podemos citar: Ronaldo Cesár, Carlos Eugênio, Garanhuns Eventos, Saullo Paes, e Falando Francamente.

SAIBA MAIS SOBRE O BLOGATIVO QUE DESDE 2013 FAZ MATÉRIAS NO FIG:

O BLOGATIVO é um blog jornalístico criado em 2009 que atua em Pernambuco (e atualmente tem sua sede em Garanhuns) focando nos eixos de: Eventos, Turismo, Educação, Atualidades e Acontecimentos com a média de visualização diária de 2 mil acessos por dia, mas em eventos especiais já foi registrado 6 mil.

Presente nas coberturas jornalísticas no Festival de Inverno na cidade desde 2013 através de sua editora-chefe (que também é turismóloga) e de seus colaboradores.

Membro da ABLOGPE (Associação dos Blogueiros de Pernambuco) desde o início de 2013 que historicamente foi a primeira associação da classe de blogueiros a ser fundada no Brasil, e atualmente a cadeira da diretoria de imprensa da associação é ocupada pela editora-chefe do Blogativo até o término do biênio em 2019.

O BLOGATIVO foi o blog convidado pela associação citada acima realizar o evento (representando a cidade sede) e mediar uma das mesas durante o “BLOG´S AGRESTE E MÍDIAS DIGITAIS: Encontro de Blogueiros, Comunicadores e Mídias Digitais do interior de Pernambuco”, realizado no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Garanhuns – CDL no dia 12 de outubro de 2013. O referido evento buscando uma maior profissionalização da área (blogueiros, comunicadores, jornalistas, facebookeiros) trouxe representantes de: Arcoverde; Bom Jardim; Bom Conselho; Brejão; Caruaru; Camaragibe; Capoeiras; Gravatá; Lajedo; Orobó; Olinda; Paranatama; Recife; Saloá; Santa Cruz do Capibaribe; São Bento do Una; Vitória de Santo Antão; além da cidade Garanhuns.

Em maio de 2014 (15 a 18), aconteceu no Hotel Braston em São Paulo-SP o evento que culminou o 4º Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais com Seminário Internacional que se propõe a dar continuidade aos debates do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, reunindo 500 ativistas digitais de todo o país, além de participantes da Argentina e França em busca de fundamentação para a democratização da mídia no Brasil. Pernambuco teve uma representação na delegação de 10 profissionais buscando profissionalismo e o fortalecimento através associativismo, selecionados pela AblogPE. E nesta pequena delegação, Garanhuns marcou presença através do BLOGATIVO: O blog dos eventos, turismo, educação, atualidades e acontecimentos, nas pessoas de Amanda Maciel (Editora-chefe) e Ana Paula Freitas (colaboradora BLOGATIVO e moderadora Viva Mais Garanhuns).

O Blogativo apoia desde 2014 o desfile da troça carnavalesca denominada “Com Ciência na Cabeça e Frevo no PÉ” (primeira troça carnavalesca científica brasileira que lança oficialmente o tema e a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, durante a semana pré-carnavalesca em parceria do Espaço Ciência, SBPC, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Prefeitura de Garanhuns e outras entidades educacionais com a proposta da democratização, popularização e interiorização da ciência.

O Blogativo, assim como a ABLOGPE apoiaram recentemente (junho de 2017) apoiou o evento internacional de cunho social que utiliza a tecnologia de informação para propostas de soluções inteligentes para as cidades conhecido por Hack a City e que neste ano aconteceu simultaneamente nos seguintes locais: Holanda, Inglaterra, França, Portugal, México e Itália e, no Brasil, Cuiabá e Garanhuns (representando do o estado de Pernambuco).

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *