Reunião Solene comemora 160 anos da Escola Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco

Os 160 anos da Escola Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco foram comemorados em Reunião Solene na Assembleia Legislativa, nessa segunda. A instituição da Marinha do Brasil, tem como propósito a formação técnica e militar de aprendizes-marinheiros para o Corpo de Praças Armadas.

A origem da entidade ocorreu no século dezenove, por iniciativa de Antônio Francisco de Paula Hollanda Cavalcante de Albuquerque, mais conhecido como “Visconde de Albuquerque”. Dezessete anos depois da criação da 1ª Companhia de Aprendizes-Marinheiros, em 1857, o Imperador Dom Pedro II, elevou o status da instituição para o nível de escola.

Com o passar do tempo, a unidade, inicialmente sediada em um navio da corporação, foi transferida para o antigo Arsenal de Marinha do Recife e para o prédio da Capitania dos Portos de Pernambuco. Em 1948, mudou-se para cidade de Olinda, onde se encontra nos dias de hoje.

A Escola teve presença atuante nas principais guerras no estrangeiro e no Brasil. Entre elas, destaca-se a atuação na Guerra do Paraguai e na Primeira Guerra Mundial nos navios da Divisão Naval em Operações de Guerra. Na Segunda Guerra Mundial, foi importante a participação da Escola com os navios escolta de comboio.

Para homenagear as ações, a deputada Socorro Pimentel, do PSL, propôs a realização da solenidade. Ela ressaltou a importância do legado deixado pelos heróis da Marinha e os desafios na busca do aprimoramento da formação técnica e militar dos futuros combatentes.

Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *