Alepe terá audiência pública sobre dívida pública dos estados

Evento é promovido pelo FOPESPE e traz Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida


A dívida pública dos estados será tema de uma audiência pública no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no próximo dia 30 de maio. A sessão terá a presença de Maria Lúcia Fattorelli, coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida, associação sem fins lucrativos que realiza, de forma cidadã, auditoria da dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais. O evento é promovido pelo Fórum Pernambucano do Servidor Público (FOPESPE).

Maria Lúcia Fattorelli vai proferir palestra com o tema “Dívida Pública dos Estados: Ameaça aos Direitos Sociais e Trabalhistas”. Conforme o Auditoria Cidadã da Dívida, o passivo interno federal total gira em torno dos R$ 3 trilhões. Os principais beneficiários da dívida interna são os grandes bancos e investidores nacionais e estrangeiros e as seguradoras, que também pertencem principalmente aos grandes bancos. Em 2013, por exemplo, bancos, investidores e os fundos detinham 62% do estoque da dívida.

Ainda de acordo com a Auditoria Cidadã da Dívida, os fundos de investimento detinham, neste mesmo ano, quase 18% da dívida, e também beneficiam grandes investidores. Já os fundos de pensão e FGTS, FAT e outros fundos administrados pelo governo representam, respectivamente, 13% e 4,6% da dívida. O tesouro direto responde a, apenas, 0,36% do estoque da dívida interna.

FOPESPE – O Fórum Pernambucano do Servidor Público é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída e integrada por associações, sindicatos, federações, confederações e outras entidades de servidores públicos federais, estaduais e municipais ativos, inativos e pensionistas.

Entidades que fazem parte do colegiado: Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco (SINDIFISCO-PE), Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE), Federação Pernambucana dos Procuradores Municipais (FPPM), O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal em Pernambuco (SINTRAJUF-PE), Sindicato dos Servidores de Justiça do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE), Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (AMEPE), Associação do Ministério Público de Pernambuco (AMPPE), Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (SINDICONTAS-PE) e Sindicato Municipal dos Profissionais da Educação do Recife (SIMPERE).

SERVIÇO
Audiência pública: “Dívida Pública dos Estados: Ameaça aos Direitos Sociais e Trabalhistas”
Quando: 30/05/2016
Hora: 10h
Local: plenário da Alepe
Endereço: Rua da União, 439 – Boa Vista, Recife








Com informações da assessoria.





























Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *