Prêmio CEPE Nacional de Literatura inscreve até o próximo dia 15

As inscrições para a segunda edição do Prêmio CEPE Nacional de Literatura, organizado pela Companhia Editora de Pernambuco, entram na reta final tendo como prazo final a próxima quarta-feira (15). Com premiação total de R$ 80 mil (R$ 20 mil por categoria), o concurso tem inscrições gratuitas e selecionará os melhores trabalhos em Romance, Poesia, Contos e Literatura Infantojuvenil. O edital está disponível no site da Companhia (www.cepe.com.br/concursos).

Os interessados poderão participar inscrevendo uma obra (inédita) em uma das categorias. O certame está aberto para escritores brasileiros residentes no país ou no exterior, bem como estrangeiros naturalizados. A seleção dos trabalhos será feita a partir da análise de duas comissões julgadoras. A primeira, local, será responsável pela pré-seleção das dez melhores obras de cada categoria. A segunda, de caráter nacional, fará o julgamento final. O anúncio dos resultados acontecerá no dia 16 de novembro e a entrega dos prêmios em dezembro.

O Prêmio CEPE Nacional 2016 vem atraindo escritores de todas as regiões do Brasil e residentes em outros países. Já estão confirmadas a participação de autores de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Acre, Pará, Goiás, Distrito Federal, além de residentes na Alemanha e no Japão. 

Primeira edição – Criado para fomentar a cultura e a produção literária de escritores e de novos talentos, o Prêmio CEPE contou, em sua primeira edição (2015), com a participação de 579 escritores. A comissão local foi  formada por Eduardo César Maia (pesquisador na área de literatura, autor de dois livros sobre o crítico literário Álvaro Lins) que fez a seleção dos dez melhores romances inscritos; Cristhiano Aguiar (contista e crítico literário) na escolha dos dez melhores livros de contos; Fábio Andrade (poeta, pesquisador e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco) na categoria poesia, além de Jussara Salazar (poetisa, editora e artista visual) na seleção dos dez melhores trabalhos de literatura infanto-juvenil. A comissão final (nacional) foi formada por José Castello (escritor, jornalista e crítico literário), Luiz Henrique Pellanda (escritor) e Anco Márcio Tenório Vieira (mestre em Teoria da Literatura, doutor em Literatura Brasileira e professor da UFPE).

Os livros vencedores da primeira edição foram lançados em abril passado. Foram eles: O grande massacre das vacas, de Sérgio Corrêa de Siqueira, de Minas Gerais (Romance); O amor que não sentimos e outros contos, de Guilherme Azambuja Castro, do Rio Grande do Sul (Contos); Elogio do carvão, de Marcus Vinícius Quiroga, do Rio de Janeiro (Poesia); e E eu, só uma pedra, de Helton Alexandre Pereira, do Ceará (Infantojuvenil). 


Clique aqui e vá direto para o edital  (http://goo.gl/qepZUJ)




Com informações da assessoria.























Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *