Luciana: emendas devem viabilizar projetos que melhorem a vida do povo pernambucano


Uma das atribuições da atividade parlamentar é a indicação de emendas ao orçamento anual da União. Cada deputado e senador pode indicar até 25 emendas individuais. A soma dos valores indicados para este ano deve perfazer o total de R$ 15.319.538,00 e metade disto deve ser destinado a ações e serviços públicos na área de saúde, de acordo com a lei.

A deputada Luciana Santos destinou emendas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura urbana, agricultura, combate à seca, políticas para mulheres, cultura, produção audiovisual e comunicação pública, visando desenvolvimento de ações em vários municípios pernambucanos.

De acordo com a deputada Luciana Santos a decisão para destinar as emendas foi tomada depois de conversar com várias entidades e gestores pernambucanos. “Buscamos, de forma participativa, elencar prioridades já que os recursos disponíveis são limitados e, infelizmente, não nos permitem indicar todas as ações que consideramos estratégicas e necessárias”, explicou a deputada.

“Esses recursos se constituem numa fonte importante para viabilizar projetos e qualificar recursos e equipamentos necessários para melhorar a qualidade de vida do povo pernambucano. A indicação é apenas uma etapa, agora somaremos esforços para garantir que esses recursos sejam liberados e efetivamente executados”, ressaltou Luciana.

Saúde

Na área de Saúde Luciana destinou emendas para estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde em Carpina, Condado, Correntes, Lagoa do Carro e Paudalho.  Para Olinda foi destinado recurso para conclusão de obras essenciais à rede pública como a Policlínica da Mulher de Peixinhos, e a UPA de Rio Doce.

Também foi destinado recursos para compra de equipamentos para os hospitais Tricentenário e IBVASF; e para melhoria das instalações do IMIP, da Fundação Altino Ventura, do Tricentenário e da Santa Casa de Misericórdia. O Hospital do Câncer recebeu investimento para custeio de atendimento em alta e média complexidade (MAC).

Além disso os hospitais da UPE, PROCAPE, CISAN e HUOC, receberam emendas para aquisição de equipamentos.

Educação

Nesta área foram destinados recursos para aquisição de Transporte Escolar e para melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino de Correntes.

A parlamentar também destinou recursos para aquisição de equipamentos para o laboratório móvel de artes visuais e design do IFPE e para melhoria da iluminação externa do campus da UFPE no Recife. Do mesmo modo, foram destinadas emendas para construção do Centro de Tecnologia e da Biblioteca do Centro de Educação da UFPE.

Cultura

Para Luciana a Cultura desempenha papel fundamental na afirmação da identidade de um povo e na sua formação individual e coletiva. Nas suas emendas buscou fomentar várias ações que ampliem a ação cultural no estado como projetos de popularização do cinema e o A gente da palavra, que leva literatura e poesia através de jovens moradores da periferia.

Luciana também destinou verba para aquisição de equipamentos para o Cine Olinda; para reestruturação do Museu da Imagem do Som e para realização de projetos de resgate da memória, com produção audiovisual.

Mulheres

A Secretaria da Mulher de Pernambuco recebeu indicação de recursos para realização de ações de promoção da Igualdade e enfrentamento à violência contra a mulher. Ações de assistência à mulheres, crianças e adolescentes no estado serão contempladas através de recursos destinados à Secretaria de Direitos Humanos. Um projeto que fomenta o empreendedorismo feminino, realizado pelo Porto Digital, fecha a destinação de recursos para o setor.

Demais áreas

Luciana destinou recursos para aquisição de equipamentos como tratores e retroescavadeiras para fomento ao setor agropecuário. Também para contribuir nas ações de enfrentamento à seca, destinou recursos para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) para realizar obras de infraestrutura hídrica no estado. 

Outra emenda foi destinada para a COMPESA, na perspectiva de investimentos na melhoria da rede de saneamento da Região Metropolitana do Recife, entre eles o Alto da Cajueiro, em Olinda. Os municípios de Lagoa do Carro e São José da Coroa Grande foram contemplados com recursos para construção de uma quadra poliesportiva.

Por fim, Luciana destinou recursos para valorização da Comunicação Pública no estado através de destinação de recursos para aquisição de equipamentos para modernização da infraestrutura da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC). A emenda deve viabilizar a digitalização da TV PE.

De Brasília;

Ana Cristina Santos (assessoria de Impressa).
























Post Author: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *